|
(22/06/2026) A Federação Mineira de Futebol (FMF) investe na qualificação e no fortalecimento da arbitragem em Minas Gerais. Com foco na formação de novos profissionais e na ampliação do conhecimento sobre as regras do futebol, a entidade concluiu nesta segunda-feira (22/06) seu primeiro curso híbrido de arbitragem com 52 profissionais, sendo 10% das vagas ocupadas por mulheres, iniciativa pioneira que uniu atividades presenciais e online para facilitar o acesso à capacitação.
A primeira turma recebeu treinamento teórico e prático voltado à interpretação e aplicação das regras. Mais do que preparar profissionais para atuar dentro de campo, o curso teve como objetivo desenvolver competências técnicas, éticas e comportamentais fundamentais para a arbitragem moderna.
Agora, a FMF já tem uma nova turma em andamento com mais 50 árbitros e se prepara para uma nova edição do curso, que conta até o momento com 80 participantes inscritos, ainda com possibilidade de mais vagas por se tratar de curso híbrido aplicado com aulas presenciais nas regionais estaduais. Após a conclusão da formação, os alunos deverão apresentar a documentação necessária para estarem aptos a atuar nas competições do futebol amador da capital e nas categorias de base organizadas pela Federação.
O curso também representa uma oportunidade para árbitros que já atuam em ligas municipais e regionais. Com maior experiência acumulada, esses profissionais encontram na capacitação uma porta de entrada para dar continuidade à carreira dentro da estrutura da FMF e ampliar sua trajetória na arbitragem mineira.
Para o presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Márcio Eustáquio Santiago, a iniciativa reforça o compromisso da entidade com a formação de profissionais qualificados e com o desenvolvimento do futebol no estado.
“Nosso principal objetivo é capacitar pessoas para atuarem como árbitros ou, simplesmente, ampliar o entendimento sobre as regras do futebol. O curso oferece conhecimento teórico e prático independentemente da experiência prévia dos participantes, além de trabalhar aspectos técnicos, éticos e comportamentais essenciais para a atuação dentro e fora de campo. Com isso, contribuímos para a valorização da arbitragem e para um futebol cada vez mais qualificado e respeitoso com as normas do jogo. É muito importante também frisar a participação feminina no curso, já que esperamos cada vez mais mulheres na arbitragem”, destacou Márcio Eustáquio Santiago.
Com a iniciativa, a FMF amplia o acesso à formação de árbitros, fortalece o quadro de profissionais disponíveis para as competições estaduais e reafirma seu compromisso com a evolução do futebol mineiro em todas as suas categorias.
|